Roteiro de viagem - Itapetininga

Itapetininga
Nome: Leonardo
Serie: 7ano
Professor: Mauricio Biscario Xisto
Escola: Anglo
 Pesquisa:


*CIDADE: Itapetininga
*ESTADO: São Paulo (Sp)
*DISTÂNCIA DA CAPITAL E CIDADES PRÓXIMAS:
SP=3 h 30 min (227,6 km) via Rodovia Raposo Tavares
3 h 59 min (226,8 km) via BR-374
CIDADES PRÓXIMAS=-Capão bonito= 55.05 km  - Capela do Alto= 35.14 km -Pilar do Sul= 42.2 km -Angatuba=        38.38 km - Tatuí= 33.01 km
                                                                        
*Características Principais:
-habitantes 1.224.733 pessoas
-Clima 23 °C, vento L a 11 km/h, umidade de 57%
-historia A primeira povoação surgiu em torno de um antigo pouso de bandeirantes, tropeiros ou negociantes de animais, nas proximidades do rio Itapetininga, nos séculos XVII e XVIII.
Seu desenvolvimento começou por volta de 1750.
Domingos José Vieira, um português que veio para o Brasil e foi trabalhar nas minas de ouro de Apiaí, casou com mulher das minas de Paranapanema, atual Capão Bonito, tiveram filhos nascidos em Apiaí e em Itapetininga. Mudaram-se para cá em 1765. Muito fizeram para que Itapetininga pudesse ser emancipada de Sorocaba e tivesse rumo próprio.
Em 5 de Novembro de 1770 o povoado foi erguido em Vila – a Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga -, tendo sido, na ocasião levantado o pelourinho.
Pelourinho é o local onde colocavam os escravos para serem castigados. Não só escravos como também bandidos e malfeitores.
São considerados fundadores de Itapetininga: Manoel José Braga, Domingos José Vieira, Simão Barbosa Franco e Salvador Oliveira Leme (o Sarutayá).
O município foi criado a 1º de Janeiro de 1771 e no final do mesmo ano foi instalada a primeira paróquia - a Igreja da Matriz. A partir de então, Itapetininga começou a atrair comerciantes de todos os lugares do país.
A Vila foi elevada à categoria de cidade no dia 13 de Março de 1855.
Durante muitos anos o aniversário de Itapetininga foi comemorado no dia 13 de março.
Não demorou muito para que os japoneses, libaneses, italianos e alemães viessem desfrutar de nossas riquezas, colaborando intensamente para o progresso que hoje se instala.
Itapetininga, nome de origem indígena (tupi-guarani), significa pedra enxuta ou lageado seco, assim fundamentado historicamente. A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocábulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta).
Fonte: http://jlnogueira.no.comunidades.net

*Culinaria: Bolinho de Frango único prato original de Itapetininga
*Hoteis: Hotel Colonial,Hotel Poloni , Recidencial Flate Villa Rosa e Hotel Universitario

 *Restaurantes , Sorveteria e lanchonete :
-Cantina Castellamare

-Sorveteria  Alaska

-Mistura Matarazzo







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem só de pérolas...

Professor do século XX, dando aulas no século XXI com as mesmas práticas do século XIX

Roteiro de viagem - Itapetininga