Roteiro de viagem - Itapetininga

Itapetininga
DADOS
Nome: Itapetininga (laje seca)
Estado: São Paulo
Fundação: 5 de novembro de 1770
Clima: Subtropical Úmido
Principal Atividade Econômica: Agricultura e Comércio
Distância da capital: Federal-1789km
                              Estadual-172km
Vizinhos:
Norte- Guareí e Tatuí
Sul- Pilar do Sul, Capão Bonito e São Miguel
Leste- Alambari, Capela do Alto e Sarapuí
Oeste- Campina do Monte Alegre, Angatuba e Buri

Melhor Época Para Visita: Varia de acordo com seu ponto turístico escolhido.
  
História
 A cidade nasceu quando o local virou ponto de descanso dos tropeiros, que montavam ranchos arraiais para pouso, antes de seguirem para o sul. O primeiro núcleo de tropeiros na região de Itapetininga surgiu em 1724, quando descobriu-se que o pasto no local era abundante e a terra fértil para o plantio.
   






Como chegar
Dependendo do lugar onde você é encontrado e pelo meio de transporte de você irá usar para chegar na cidade, poderá ser fácil ou difícil a viagem. Para ser uma viagem rápida e fácil você deve partir de uma cidade vizinha com um meio de transporte rápido, mas se você mora em alguma cidade localizada bem longe do destino, eu indico que você viaje com um veículo, pois se você utilizar um outro meio de transporte que exija esforço você irá chegar cansado para aproveitar o primeiro dia na cidade.

Hotéis
Em Itapetininga eu recomendo os principais hotéis: Poloni onde você opina por uma opção barata e com café da manhã de graça, o hotel Colonial também é localizado perto do centro, sendo um pouco mais caro. O hotel Residencial Flat Villa Rosa é uma opção bem acolhedora.

Como circular
Quando você chegar na cidade irá ter vários pontos turísticos e para isso você deve saber como circular na cidade. O ônibus pode te deixar perto do seu ponto turístico, mas o táxi é mais seguro.

Arquitetura
A arquitetura clássica é presente em Itapetininga, nas ruas podemos ver alguns casarões. As Três Escolas: Peixoto Gomide (importante militar), Adherbal(professor que estudou no Peixoto) e Fernando Prestes(grande proprietário rural) pode ser considerada a parte mais bonita da cidade com sua arquitetura cheia de detalhes. A Igreja da Matriz também pode ser considerada magnifica com sua tamanha grandeza e seu vitral. Com certeza você irá ter uma bela experiência indo a esses lugares.













Eventos
Há vários eventos da cidade, festa do Milho, Cerejeira, Corpus Christi e a nossa famosa Expo Agro onde tem vários shows, parque de diversão para seus filhos e animais. O desfile de 5 de novembro também é importante, onde comemora o aniversário da cidade.











Culinária
Vai ter uma hora que você precisará provar nosso famoso e único bolinho de frango que é encontrado nessa região com sua casquinha crocante e o seu delicioso frango, sendo patrimônio da cidade. Agora quando você querer almoçar eu recomendo o Center Park onde á uma variedade enorme de restaurantes, a churrascaria Sacy também é um lugar onde você não irá se arrepender e a Pastelaria Gimenes também é um lugar acolhedor. Agora se você estiver procurando doce os melhores lugares são: Sorveteria Alaska, Delícias da Gabi e Ponto do Açaí.



Compras
O lugar para compras e lazer, onde há ver centro da cidade tem uma enorme variedade de lojas para você ir, Mais Legal Que Plástico Bolha e Rey Rou são lojas para divertir as crianças, Arezzo e Forever Marcelo são lojas que qualquer mulher irá gostar de ir e Prika Home para sua casa. O Itape Shopping também é um ótimo lugar para se divertir com seus filhos.














Cultura
O Museu de Itapetininga tem várias histórias, dentro dele é situado muitos objetos da escravidão e também dos tropeiros entre  várias outras coisas valiosas. A biblioteca municipal tem vários livros que você pode emprestar para passar uma tarde inteira lendo.

Lazer
Mais opções podem ser: a visita para o horto religioso, visitar o pesqueiro que é um lindo lugar e até visitar a praça da prefeitura onde todo domingo cedo tem algum esporte e redes para descanso sendo um ótimo lugar para ficar com a família












Curiosidades
-Anésia Pinheiro foi a primeira mulher a voar no Brasil e nasceu em Itapetininga



-Júlio Prestes que também nasceu em Itapetininga concorreu á presidência do Brasil com Getúlio Vargas. Júlio ganhou mas levou um Golpe de Estado não sendo presidente.

-A famosa youtuber e blogueira Taciele Alcolea mora em Itapetininga com sua família.

-Itapetininga em área é o terceiro maior município do estado de São Paulo.

Grupo:
Rhubi
Gabrielle
Ana Clara
Rafaela
Giovana Rolim


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professor do século XX, dando aulas no século XXI com as mesmas práticas do século XIX

Roteiro de viagem - Itapetininga

Preconceito...