Gripe moderna

Quando eu era menor (de idade, entenda-se bem, porque já nasci deste tamanho), não sei se era por descuido ou despreocupação ou porque a coisa era diferente mesmo, acredita que eu nunca tinha ouvido falar de gripe importada?
Acho que isso é que chamam de globalização. Um desinfeliz espirra lá no monte do Zé Gaia e a maldita baba vem contaminando todo mundo aqui pra baixo.
Mais interessante ainda é ver a loucura que isso causa nas pessoas. Descobri que muitas, mas muitas mesmo, começaram a lavar as mãos agora, porque passou na televisão. Antes, as pilantras faziam questão de tossir e espirrar e, em seguida, na maior "cara-de-pau", ofereciam a mão babada como gesto de cordialidade.
Só porque a gripe recebeu nome de porco, começou a frescura! Preconceito com o bichinho, que há anos alimenta nossa despensa com bacon e bistecas.
E o adiamento das aulas, então?
Tá todo mundo num medo desgranhento de voltar pra escola! Mas eu acho que sei o porquê. Professor virou sinônimo de gripe. Ah, é. Só pode ser isso.
Porque o pipoqueiro, o cara do cinema, todo mundo do shopping, o dono do bar, estes não oferecem risco algum, nem botam medo. Todo dia tem um monte de gente querendo vê-los. Reúnem-se, todos grudadinhos, baforando um no cangote do outro, despreocupados e felizes. Então, só pode ser o professor o culpado de tudo.
Também tem alguns que não cooperam, né? Eu mesmo tinha um professor que era uma chuva de verão: em poucos minutos causava enxurrada na testa da gente; era preciso guarda-chuva para se proteger das gotículas, babículas e cuspículas do cidadão. Argh!
E é isso. Uma gripe que causa uma porcaria onde passa, amedronta os estudantes só quando se refere à escola e se espalha pelo mundo tão bacaninha, assim, desinteressada, provando que o porco merece mais respeito.
Mas quero deixar bem claro: caso eu venha contrair a tal gripe do "chiqueiro", vai ser vírus "chique". De alguma maneira vão trazê-lo a mim do shopping.
Ah, mais um pedido a meus "amigos de vírus secretos": tentem fazer com que ele venha com etiqueta de grife, tá, pra eu poder mostrar pra todo mundo que a coisa por aqui anda fina demais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professor do século XX, dando aulas no século XXI com as mesmas práticas do século XIX

Roteiro de viagem - Itapetininga

Roteiro de viagem - Itapetininga