Roteiro de viagem - Itapetininga

Itapetininga
Nome: Leonardo
Serie: 7ano
Professor: Mauricio Biscario Xisto
Escola: Anglo
 Pesquisa:


*CIDADE: Itapetininga
*ESTADO: São Paulo (Sp)
*DISTÂNCIA DA CAPITAL E CIDADES PRÓXIMAS:
SP=3 h 30 min (227,6 km) via Rodovia Raposo Tavares
3 h 59 min (226,8 km) via BR-374
CIDADES PRÓXIMAS=-Capão bonito= 55.05 km  - Capela do Alto= 35.14 km -Pilar do Sul= 42.2 km -Angatuba=        38.38 km - Tatuí= 33.01 km
                                                                        
*Características Principais:
-habitantes 1.224.733 pessoas
-Clima 23 °C, vento L a 11 km/h, umidade de 57%
-historia A primeira povoação surgiu em torno de um antigo pouso de bandeirantes, tropeiros ou negociantes de animais, nas proximidades do rio Itapetininga, nos séculos XVII e XVIII.
Seu desenvolvimento começou por volta de 1750.
Domingos José Vieira, um português que veio para o Brasil e foi trabalhar nas minas de ouro de Apiaí, casou com mulher das minas de Paranapanema, atual Capão Bonito, tiveram filhos nascidos em Apiaí e em Itapetininga. Mudaram-se para cá em 1765. Muito fizeram para que Itapetininga pudesse ser emancipada de Sorocaba e tivesse rumo próprio.
Em 5 de Novembro de 1770 o povoado foi erguido em Vila – a Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga -, tendo sido, na ocasião levantado o pelourinho.
Pelourinho é o local onde colocavam os escravos para serem castigados. Não só escravos como também bandidos e malfeitores.
São considerados fundadores de Itapetininga: Manoel José Braga, Domingos José Vieira, Simão Barbosa Franco e Salvador Oliveira Leme (o Sarutayá).
O município foi criado a 1º de Janeiro de 1771 e no final do mesmo ano foi instalada a primeira paróquia - a Igreja da Matriz. A partir de então, Itapetininga começou a atrair comerciantes de todos os lugares do país.
A Vila foi elevada à categoria de cidade no dia 13 de Março de 1855.
Durante muitos anos o aniversário de Itapetininga foi comemorado no dia 13 de março.
Não demorou muito para que os japoneses, libaneses, italianos e alemães viessem desfrutar de nossas riquezas, colaborando intensamente para o progresso que hoje se instala.
Itapetininga, nome de origem indígena (tupi-guarani), significa pedra enxuta ou lageado seco, assim fundamentado historicamente. A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocábulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta).
Fonte: http://jlnogueira.no.comunidades.net

*Culinaria: Bolinho de Frango único prato original de Itapetininga
*Hoteis: Hotel Colonial,Hotel Poloni , Recidencial Flate Villa Rosa e Hotel Universitario

 *Restaurantes , Sorveteria e lanchonete :
-Cantina Castellamare

-Sorveteria  Alaska

-Mistura Matarazzo







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professor do século XX, dando aulas no século XXI com as mesmas práticas do século XIX

Roteiro de viagem - Itapetininga

Preconceito...