Roteiro de viagem - Itapetininga

Itapetininga `` Eita mundo bom´´

NOME: Itapetininga
ESTADO: São Paulo
DISTÂNCIA  DA CAPITAL DO ESTADO E DAS CIDADES PRÓXIMAS MAIS CONHECIDAS: 169 Km via Rodovia Raposo Tavares, que fica próximo de Buri, Tatuí, Alambari,  Guareí, Sarapuí ,Capela do Alto, Angatuba, Campina do Monte Alegre, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Pilar do Sul.
NÚMERO DE HABITANTES: 144.377.000
CLIMA: Subtropical úmido
HISTÓRIA: A exemplo de muitos municípios do interior de São Paulo, Itapetininga também se desenvolveu na esteira do tropeirismo. Em 1766 um grupo de portugueses chefiados por Domingo José Vieira, deixou o primeiro lucro.
     Seu nome é de origem indígena (tupi-guarani), significa pedra enxuta ou laje seca, assim fundamentado historicamente.
     Sua fundação ocorreu em 5 de novembro de 1770, a instalação da sede de comarca em 17 de julho de 1852, sua elevação ocorreu em 13 de março de 1855 e seu aniversário é comemorado todos os anos no dia 5 de novembro.
PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA: Agricultura e pecuária.
Uma cidade diversificada
ARQUITETURA: A cidade de Itapetininga possui uma arquitetura muito bela e atraente, com prédios e escolas antigas que representam sua m história como: Peixoto Gomide, Fernando Prestes de Albuquerque, Adherbal de Paula Ferreira, museu ferroviário, Delegacia de policia, escola livre de musica municipal, Clube Recreativo Itapetiningano (CRI),Biblioteca Dr. Júlio Prestes de Albuquerque.
EVENTOS: Festa do milho, festa da cerejeiras, festa do Divino, festa do frango, festa da leitoa e ExpoAgro. Todas essas festas durante o ano atraem diversos turistas de varias regiões para apreciar as delicias e culturas presentes em nossa cidade. 
CULINARIA: Itapetininga se destaca pela gastronomia diversificada, como o bolinho de frango que é um dos alimentos típicos de Itapê. Além desse, a cidade possui restaurantes de culinária oriental como o Unagi Sushi, um local tranquilo, aconchegante e casual.
CULTURA: Quem nasceu e foi em bora divulgou nossa arte, nossa cidade e nossa gente para todos os cantos do nosso país, e em todos os continentes, quer na literatura, no teatro, na música, no cinema ou na TV.
MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA VISITAR A CIDADE: Para quem gosta de um friozinho, a melhor época do ano é o mês de junho até setembro, pois é a época de inverno. Já pra quem gosta de um clima quente, a melhor época é o mês de Dezembro até fevereiro, pois é época de verão.
ONDE FICAR: Existem vários lugares para se hospedar em Itapetininga mas entre os mais procurados está:
-Hotel Iporã- Rua Dr. Virgílio de Rezende, 1340- Centro.
-Hotel Colonial- Rua Saldanha Marinho, 260- Centro.
-Hotel Karina- Rua José de Almeida Carvalho, 1897- Centro.
-Hotel Universitário- Rua Monsenhor Soares, 553- Centro.
  
As três escolas (Fernando Prestes de Albuquerque, Peixoto Gomide e Adherbal de Paula Ferreira).

Clube Recreativo Itapetiningano (CRI)
Museu de Itapetininga com entrada pela escola livre de música.

Biblioteca Dr. Júlio Prestes de Albuquerque

Preparativos para a festa do milho em Itapetininga

Festa da cerejeira

O bolinho de frango é um dos alimentos mais importantes de Itapetininga, ele também é muito encontrado na tradicional festa do frango.
A  ExpoAgro é uma das festas mais aguardadas por Itapetininga, nela diversos turistas e moradores da cidade assistem incríveis shows, comem alimentos típicos e além de tudo se divertem em um incrível parque para todas as idades.

Restaurante de comidas Orientais

Hotel Iporã

Hotel Colonial

Hotel Karina


Hotel Universitário

        Itapetininga `` Eita mundo bom´´

Grupo:
Maria Gabriela
Gabriel Sima
Lia
Giovana Gargani







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professor do século XX, dando aulas no século XXI com as mesmas práticas do século XIX

Roteiro de viagem - Itapetininga

Preconceito...